LoginCadastrar
Pesquisa

Fazemos parte do LAPEEX - PSOT ( Laboratório de pesquisa, ensino e extensão: Pessoas, Subjetividade, Organizações e Trabalho) que também está vinculado ao departamento de administração do ICM ( Instituto de ciências da sociedade da UFF em Macaé). Este laboratório conecta as atividades de ensino , pesquisa e extensão das disciplinas associadas a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e gestão de Pessoas. Pesquisamos, ensinamos e tentamos intervir na realidade da comunidade gerando ações que propiciem melhorias no acesso ao emprego, nos processos de gestão de pessoas, qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, na responsabilidade social e qualidade de vida no geral. Assim, este este laboratório integra as atividades do Grupo de Pesquisa " Gestão de Pessoas e Subjetividades na área de Petróleo e Gàs" com as atividades promovidas pelo Projeto de Extensão " Café com RH : promovendo ações em prol da melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho em Macaé". É desenvolvido por estudantes e profissionais voluntários sob a coordenação da Prof Dra Izabela Maria Rezende Taveira. São objetivos do laboratório:

- Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

- Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.

- Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

- Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

- Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

O laboratório é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Promovemos cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvemos projetos de pesquisa e extensão, auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo, troca de experiências. O laboratório busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professores, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, objetivando proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica . As atividades extracurriculares que compõem o laboratório têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

Temos uma pagina no facebook ( ver no rodapé deste site) destinado para postagens de artigos, revistas, congressos científicos, editais de bolsa e entre outros conteúdos acadêmicos voltados principalmente para o mundo do trabalho, gestão de pessoas, psicologia organizacional e do trabalho, responsabilidade social, saúde, segurança e qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Vejam o resumo do nosso grupo de pesquisa abaixo

Grupo de Pesquisa - Gestão de pessoas e subjetividade na área de Petróleo e Gás

Resumo: O campo de conhecimento de gestão de pessoas no contexto organizacional e da sociedade civil organizada merecem destaque no tocante às responsabilidades éticas das organizações como exigências inadiáveis num mundo globalizado, desigual e com recursos limitados. O cenário em exame está sendo, metamorfoseado pelas transformações advindas da globalização e internacionalização dos negócios, especialmente no setor de petróleo e Gás, o qual possui especificidades raramente estudadas na realidade brasileira. As transformações em tal setor modificaram a natureza do trabalho e, por extensão, o profissional requerido pelo mercado offshore na sociedade atual. A racionalidade e o tecnicismo nos processos produtivos ignoram questões subjetivas que desumanizam as relações de trabalho. As exigências de equilíbrio entre resultados de negócio e qualidade de vida é um dos efeitos visíveis do processo. Assim, consideramos de muita relevância a criação de um espaço de discussão, de diálogo, que envolva os diferentes segmentos envolvidos: as empresas, os trabalhadores, o governo e a sociedade na promoção de ações que promovam mudanças na qualidade de vida e na estrutura que perpetua o quadro de assimetria no mundo do trabalho. Se por um lado à adoção de políticas de qualidade de vida no trabalho, pelas organizações pode se transformar imprescindível, em face de seu caráter transversal, por outro lado há uma constante linha de tensão na perspectiva dos interesses subjacentes, no alcance e efetividade de tais ações. No tocante as práticas, são necessárias análises de quem responde por seus desdobramentos (gestores, trabalhadores, grupos e/ou organizações). As pesquisas e conhecimentos gerados enfatizarão as dimensões da gestão de pessoas, especialmente da qualidade de vida no trabalho, em sua operacionalização por parte das organizações, bem como processos de ensino que visem a incorporação desse tema na formação do profissional da administração e áreas afins. Endereço do grupo de pesquisa no CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1523566670862582.

Pesquisadores:

Izabela Maria Rezende Taveira

Fabio Siqueira

Thiago Gomes da Silva

Suzana Canez da Cruz Lima

Estudantes:

Luiza Rezende

Carolina Rosf

Davy dos Santos Targino Pereira

Leandro Nunes

Matheus Santos

Cassio Gabriel Oliveira da Silva

Diogo Mello

Matheus Rangel da Silva/fim Kevin Lineu de Andrade/ fim/ Juliane Justiano Bento Teixeira

Jéssica Monteiro Gomes

Débora Monteiro da Silva

Ronald Brasil Moreno

Rafael de Menezes Ferreira

Linhas de pesquisa

1.Gestão de pessoas na contemporaneidade

2. Individuo, trabalho, organizações e sociedade

3. Saúde mental e Trabalho

4. Qualidade de vida no Trabalho

5. Representações Sociais Organizações e Trabalho

6. Ergonomia

7. Politicas e Praticas de RH